A presente investigação foca-se no estudo da CTM entre Portugal e Angola, tendo em conta o contexto estratégico diplomático das políticas externas de Portugal e de Angola.
A investigação realizada traduz-se num estudo de caso e a metodologia adoptada é de cariz qualitativo. Assim sendo, o instrumento de recolha de dados eleito, em função dos objectivos, da problemática e da pergunta de investigação, é a entrevista estruturada, recorrendo-se à análise de conteúdo como técnica de tratamento e análise da informação recolhida. Os participantes do estudo são profissionais do Gabinete de CTM, bem como do exército, da Marinha e da Força Aérea.
Os resultados demonstram que a CTM entre Portugal e Angola apresenta resultados muito positivos, o que se tem reflectido no sucesso da formação ministrada em Portugal e nas próprias FAA, integrando-se aqui os seus três ramos: Exército, Marinha e Força Aérea. A CTM deve abranger novas áreas que não só a Defesa, como por exemplo, a saúde. É uma relação que reflecte a história, a amizade e a ligação profunda que une os dois países.