A criminalidade tem sido, em todo o mundo, um dos assuntos mais abordados nos últimos tempos. Entre nós, as estatísticas criminais reflectem uma tendência para o aumento de crimes de roubo praticados com violência, na província de Luanda. Dados apresentados em vários relatórios ilustram que, não obstante os grandes esforços dos projectos de desenvolvimento implementados pelo Executivo angolano, existem ainda carências sociais e económicas em Angola, com maior incidência na capital, que têm fortes correlações com o contexto da criminalidade.
A presente obra ilustra uma perspectiva criminológica, de direito e de segurança pública, sobre o contexto criminal em Luanda. Assim, concluímos que os crimes de roubo representam um dos fenómenos com maior impacto negativo para a segurança pública, e que grande parte dos seus autores são jovens que provêm de famílias desestruturadas e de zonas com grandes carências sociais e económicas.
Como sugestão, apresentamos algumas reflexões sobre a necessidade de se implementar medidas preventivas, ilustrando que o problema da criminalidade não cabe apenas aos órgãos policiais e ao Executivo, devendo envolver todos os sectores da sociedade, no âmbito de uma política pública de segurança que privilegie a prevenção primária e social da criminalidade.