O Vício apresenta-se como um conjunto de conselhos que visam contribuir no processo de moralização das sociedades através de uma reflexão prática dos vícios comportamentais transmitidos aos homens por influência do meio social em que está inserido.
Justifica-se este contributo considerando os níveis de degradação dos valores morais e a crescente formatação de personalidades dotadas de vícios comportamentais extremamente nocivos para o homem e o seu próximo. Compreender estes fenómenos habilita-nos a trabalhar o nosso eu, num processo de auto-aprendizado para superação das nossas fraquezas e transformação de hábitos e comportamentos viciantes em virtudes. Aprender que o poder de transformação e da virtualização dos nossos hábitos reside na nossa capacidade de pensamento organizado mediante a noção sobre o bem e o mal.
A Bíblia Sagrada é o maior livro moral que transmite conselhos bastante úteis para que o homem saiba viver e conviver em sociedade, estabelecendo relações humanas com base no amor e no perdão.
A família e a sociedade, em geral, e as instituições de ensino, escolas, igrejas e outras, em particular, devem assumir um papel importante na criação de um homem de virtudes com hábitos e costumes reclamados pela sociedade.
O pensamento livre é a principal arma contra o mal. Aprender a pensar e materializar os pensamentos positivos conduz-nos a uma vida próspera e moralmente saudável. Estar bem com o nosso eu e com as pessoas que nos rodeiam é fundamental para garantir momentos sucessivos de bem-estar emocional e material.
Comece agora o processo de transformar seus vícios comportamentais em virtudes, utilizando todo o seu poder de raciocínio. Viaje nesta aventura de vencer o mal com o bem, de se tornar livre para tomar decisões moralmente conscientes. Uma viagem de liderança do seu eu, de recusa dos vícios e aceitação das virtudes.